Foton é o novo player do mercado de comerciais leves do Brasil

Foton é o novo player do mercado de comerciais leves do Brasil

Empresa comercializará três modelos da Linha Aumark: um semileve, com 3.5 toneladas, e dois leves, com 6.5 e 8.5 toneladas

EADI SUL entra para o ranking das “500 Maiores do Sul”
Efeito Euro 5 derruba receita da Randon no primeiro trimestre
Programa venda de caminhões seminovos Volvo completa 15 anos

A fabricante de veículos comerciais leves, a Foton, é a novidade no mercado brasileiro. O lançamento oficial foi realizado na Fenatran 2011 (Salão Internacional do Transporte), no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Independente e de capital inteiramente nacional, empresa é responsável pela importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País, e também responde pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços de pós-vendas, incluindo as revisões e manutenções oferecidas durante e fora do processo de garantia dos produtos.

“Entre nosso primeiro contato com os chineses, em 2009, até o lançamento das nossas três primeiras concessionárias, no início do próximo ano, passando pelos processos de homologação, importação e contratação e treinamento da nossa equipe, teremos acumulado um investimento de cerca de R$ 30 milhões”, afirma Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da companhia.

Primeiramente, a Foton Aumark do Brasil comercializará três modelos da Linha Aumark: um semileve, com 3.5 toneladas, e dois leves, com 6.5 e 8.5 toneladas.

Os veículos contam com freios ABS, direção, embreagem hidráulicas, ar-condicionado e sistemas de pós-tratamento de emissão de gases poluentes EGR e SCR que equipam os novos motores Cummins ISF.

“Ao selecionar os produtos que traríamos para o Brasil, decidimos optar por caminhões que realmente pudessem acrescentar novos parâmetros para este segmento, que acreditamos ter um potencial muito grande e ainda pouco explorado pelas empresas que estão por aqui há mais tempo”, explica Mendonça de Barros.

A expectativa da empresa é que, até dezembro deste ano, 200 unidades sejam comercializadas. O que já dá à marca 2% de participação do mercado nacional na categoria, mesmo tendo iniciado suas atividades só no final de outubro.

As três primeiras concessionárias da marca serão inauguradas ainda no início de 2012, quando a empresa recebe um novo pedido de mil caminhões. Cada unidade custará cerca de R$ 3 milhões.

Previsão

Para o seu primeiro ano de atividades no país, a empresa prevê a comercialização de 2 mil veículos. Conforme programa de expansão da marca, a meta é de, até 2015, já ser responsável por 15% deste mercado.

Para isso, a Foton está investindo na abertura de novas concessionárias e na criação de uma rede de atendimento.  Suas primeiras revendas serão de propriedade do importador, que investirá em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A primeira concessionária a ser inaugurada será a sede, que ficará em Várzea Paulista (SP). Logo após abrem as portas as duas filiais Anchieta e Guarulhos, ambas próximas a capital paulista.

“Como os veículos atendem principalmente as regiões urbanas e de maior movimentação, acreditamos que esses pontos devam atender bem nossos clientes”, diz Ricardo Mendonça de Barros, diretor comercial da empresa.

De acordo com o executivo, até março de 2016 a rede já contará com 80 concessionárias.

COMMENTS