Transportadores autônomos de Salvador (BA) retornam ao trabalho

Decisão foi tomada após reunião realizada na Codeba com representantes de diversas entidades envolvidas coma categoria; reivindicações serão atendidas

JAC Motors desiste de projeto ambicioso e fábrica brasileira será 5 vezes menor
Metrô de Salvador (BA) ganha quatro novas estações
Marcopolo entrega 27 ônibus para transportadora da Bahia

Após cinco dias de paralisação, os caminhoneiros autônomos que trabalham com o transporte de conteineres no Porto de Salvador (BA), retornam ao trabalho.

Decisão foi tomada após reunião realizada nas instalações da Codeba (Companhia de Docas do Estado da Bahia), com representantes da Sindicam (Sindicato dos Caminhoneiros da Bahia), Unicam (União Nacional dos Caminhoneiros), Setconteiners (Sindicato das Empresas de Transporte de Conteineres do Estado da Bahia), Tecon Salvador, Intermarítima terminais, Consórcio EADI Salvador e Codeba.

Dentre as reivindicações conquistadas está o reajuste de frete, que passou a ser praticado a partir do dia 27/9 entre as empresas contratantes e os caminhoneiros. Porém, consta no acordo que os novos valores estão condicionados à implantação de uma série de fatores que devem ser obedecidos conforme prazos apontados a cada item, como, por exemplo, os ajustes físicos que devem ser feitos no Tecon Salvador e Tecon BR.

Outra reivindicação atendida foi o registro de chegada e saída nos terminais no momento de apresentação do equipamento para carga e descarga.

A ampliação do horário de operação do Tecon BR também foi mais uma conquista. Desta forma, a unidade passará a funcionar até as 23 horas, de segunda a sábado. O horário atual de operação é até as 17 horas e o novo horário deverá ser implantado no máximo em 30 dias.

Visando supervisionar o processo de ajustes, criou-se uma comissão com membros da Setconteiners, Unicam Sindicam, tecon Salvador e Codeba. Próxima reunião já está agendada para o dia 10/10.

COMMENTS