Sindicato das empresas que realizam o transporte de cargas pesadas e excepcionais realizou estudo sobre a situação de passagens e estruturas viárias
16/2/2011
16h40
Redação
O SINDIPESA (Sindicado Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais) enviou na última terça-feira (15) um ofício ao gabinete da presidente da República Dilma Rousseff e aos ministérios do Transporte e do Desenvolvimento, para alertar o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) sobre a situação de diversas pontes e viadutos ao longo das principais rodovias do País.
De acordo com o sindicato, a restrição a circulação de veículos com PBT (Peso Bruto Total) acima de 45 toneladas em determinadas obras de arte podem ter impacto negativo no desenvolvimento das obras do PAC e das demais atividades produtivas do País.
O transporte por estas pontes de viadutos se faz necessário porque ligam as indústrias produtoras (em sua maioria localizadas na região Sudeste) e os canteiros de obras onde estão sendo construídas Hidrelétricas, Termoelétricas, Refinarias, Usinas Eólicas, Estádios de Futebol, Instalações Aeroportuárias, Obras ligadas a infraestrutura pesada (transporte de vagões de trem e metrô), Indústrias Siderúrgicas, Metalúrgicas e Petrolíferas.
A entidade alerta para o fato de o DNIT aplicar a restrição de peso principalmente aos veículos que transportam cargas indivisíveis, como máquinas, peças e equipamentos, que dependem de prévia autorização do órgão.
Veja abaixo a relação de pontes e viadutos que se encontram nesta situação:
CORREDOR SÃO PAULO – RIO DE JANEIRO
CORREDOR SÃO PAULO – PORTO VELHO
LIGAÇÃO CUIABÁ X SINOP
LIGAÇÃO DIVISA BAHIA/MINAS GERAIS X DIVISA BAHIA/PERNAMBUCO
LIGAÇÃO NITERÓI X DIVISA RIO/ESPÍRITO SANTO
LIGAÇÃO CAETITÉ/BA X BRUMADO/BA
LIGAÇÃO PRATA-MG X DIVISA MG/GO
IMPORTANTES LIGAÇÕES NO ESTADO DE MINAS GERAIS:
IMPORTANTES LIGAÇÕES NO ESTADO DE MATO GROSSO
15/5 14h
Transportador brasileiro recorre cada vez mais à reforma de pneus
15/5 13h
6/5 17h
3/5 15h
Artesp lista dez pontos de rodovias paulistas sujeitos a neblina intensa
20/5 10h
TA desenvolve sistema que automatiza sistema de conferência de carga
20/5 9h
17/5 16h
ID Logistics projeta novos clientes no Brasil e em outros países
17/5 12h