Iveco consolida participação em todos os segmentos de caminhões

Iveco consolida participação em todos os segmentos de caminhões

Lançamento da família Vertis, projeto inteiramente desenvolvido pela filial brasileira, marca a transformação da Iveco em montadora full-liner para toda a América Latina

Construtora Pavsolo adquire 34 caminhões Volkswagen Constellation
Banco Mercedes-Benz oferece plano especial para financiamento do Actros
Transporte sustentável – um caminho a ser seguido por todos

A Iveco escolheu para marcar o que chama de novo ciclo de sua atuação no Brasil uma figura bastante conhecida pelo público do transporte. O ator Stenio Garcia, que protagonizou, ao lado de Antonio Fagundes a série Carga Pesada, foi o porta-voz da chegada ao mercado da nova família de caminhões da montadora italiana, em um projeto 100% desenvolvido pelas equipes brasileiras de engenharia da fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais.

O lançamento da família Vertis, de caminhões médios, segmento em que a Iveco ainda não atuava, marca o bom momento da montadora no Brasil e sua aposta no grande aquecimento da economia nacional. O Vertis vem para o mercado em versões de Peso Bruto Total de 9 e 13 toneladas.

De acordo com a fabricante, o projeto do Vertis teve um custo total de R$ 55 milhões e levou dois anos para ser finalizado, trazendo como resultado um caminhão moderno e adaptado às duras condições das operações urbanas e rodoviárias no Brasil. O presidente da Iveco América Latina, Marco Mazzu, atendeu a imprensa especializada no lançamento do caminhão realizado neste final de semana na Bahia e ressaltou que a companhia aposta no mercado brasileiro e quer aumentar significativamente sua participação. “Este é o primeiro projeto totalmente desenvolvido pela Iveco no Brasil e esta iniciativa condiz com a nova economia do País. A Iveco acredita muito no Brasil. O Vertis vai nos ajudar no caminho para crescer cada vez mais neste mercado, fruto de um projeto corajoso que fecha um ciclo para a Iveco em sua atuação brasileira. Estamos preparados para o novo ciclo. Nosso verdadeiro crescimento começa agora”, disse Mazzu à reportagem do Portal Transporta Brasil, que viajou à Bahia a convite da Iveco.

A Iveco espera vender 30 mil caminhões entre 2010 e 2011 e aposta no novo projeto para atingir esta meta. O Vertis, que tem 85% de tecnologia genuinamente brasileira, quer abocanhar um share de 20% do mercado brasileiro de caminhões médios.

Entre os atributos do novo caminhão, o destaque está na motorização Iveco-FPT NEF 4, desenvolvido em Sete Lagoas com grande preocupação na emissão de poluentes e hardware preparado para as normas Euro V. Segundo os engenheiros da Iveco, o Vertis chega ao mercado com mais de 500 mil quilômetros de testes em condições severas. Sua durabilidade trouxe o diferencial de garantia de dois anos, um ano de garantia total e mais um no trem de força.

Com diversas opções de entre-eixos e implementos, os Vertis foram fabricados em um lote inicial de 400 veículos, todos já comercializados e em operação. A distribuidora Martins foi o maior cliente inicial do Vertis, com a aquisição de 173 unidades, todas já rodando. De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor Comercial da Iveco, o Vertis chega ao mercado com preço inicial de R$ 118.500,00 no modelo 90V16, com PBT de 9 toneladas, e R$ 136.900,00 no modelo 130V18, com PBT de 13 toneladas.

Nas duas faixas de potência, 154 cv e 173 cv, o motor Iveco-FPT NEF 4 apresenta também maior elasticidade de utilização quando comparado aos concorrentes. A versão de 154 cv entrega torque máximo de 530 Nm numa ampla faixa de torque que vai de 1.400 a 2.000 rpm. Já no motor de 173 cv, que propulsiona o Iveco Vertis 130V18, o torque é elevado de até 590 Nm entre 1.400 rpm e 2.000 rpm.

Marcello Motta, engenheiro responsável pela plataforma de caminhões leves e médios, ressaltou no lançamento que a equipe de criação teve muita liberdade para escolher os parceiros e as competências que a montadora dispõe em sua rede global. “Este é o primeiro projeto global da Iveco em conjunto com diversos países e utilizamos conceitos novos para a criação do Vertis”, diz do engenheiro.

Test-drive solidário

A Iveco convidou a imprensa especializada para fazer o test-drive do Vertis durante o evento de lançamento na Bahia e, a cada teste realizado, doou uma cesta básica para uma comunidade carente local. A reportagem do Portal Transporta Brasil testou o veículo e comprovou a dirigibilidade e o conforto da cabine estendida do modelo de 13 toneladas.

COMMENTS