Volvo divulga vencedores do Prêmio de Segurança no Trânsito

18ª edição recebeu 254 trabalhos de todo o País nas categorias “Motoristas profissionais”, “Transportadoras (cargas e passageiros)”, “Empresas”, “Cidades”, “Imprensa” e “Geral”. Houve 36 trabalhos premiados, sendo seis no âmbito nacional

Aliança Navegação e Logística compra caminhões e carretas em Manaus (AM)
Volvo lança pesado FMX para operações off-road
Bastidores da Fenatran 2011

Foi divulgada nesta semana a lista de vencedores do 18º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, que recebeu 254 trabalhos de todo o País nas categorias “Motoristas profissionais”, “Transportadoras (cargas e passageiros)”, “Empresas”, “Cidades”, “Imprensa” e “Geral”.

Ao todo, 36 trabalhos foram premiados pela marca, sendo seis vencedores nacionais e 24 vencedores regionais, além de seis menções honrosas. A cerimônia de premiação, que ocorrerá em Curitiba (PR) ainda não tem data confirmada.

O júri foi composto por 18 pessoas de diversos Estados, sendo três jurados por categoria. Os vencedores nacionais por categoria são: Prefeitura de Porto Alegre (Cidade); Fundación Mapfre, de São Paulo (Empresa); Vida Urgente Espírito Santo (Geral); Grupo RPC, de Curitiba-PR (Imprensa); Luiz Carlos André, de Santa Rita, Paraíba (Motorista Profissional); e Araucária Transporte Coletivo, de Araucária-PR (Transportadora).

“Dezenas de milhares de pessoas morrem anualmente, vítimas de acidentes de trânsito. A Volvo não poderia ficar alheia diante de uma realidade trágica e que pode ser mudada, pois a segurança é um dos valores fundamentais da marca, ao lado do respeito ao meio ambiente e da qualidade”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa da Volvo do Brasil.

Trabalhos nacionais vencedores do prêmio

Cidade

A campanha “Porto Alegre tem um novo sinal de trânsito” da prefeitura da Capital do rio grande do Sul foi a vencedora na categoria “Cidade”. A sinalização consiste no ato do pedestre estender a mão indicando ao condutor que deseja atravessar a via onde não há sinalização.

Usando todos os meios de comunicação, a campanha ganhou grande repercussão. Os resultados dos primeiros meses já mostraram redução de atropelamentos e mortes numa comparação dos primeiros quadrimestres de 2009.

Empresa

A vencedora na categoria “Empresa” foi a Fundación Mapfre, ligada ao Grupo Mapfre, atuante principalmente na área de seguro e previdência, com seu Programa de Segurança Viária para Crianças, o qual dissemina entre crianças e adolescentes um novo olhar sobre cidadania no trânsito. Com metodologia e conteúdo pedagógico trazidos de sua matriz espanhola, o programa foi implementado em 2004 em escolas públicas do de São Paulo e levado posteriormente ao Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais. Cerca de quatro milhões de alunos e 100 mil professores já foram beneficiados pelo programa.

Geral

Nesta categoria, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga de Porto Alegre saiu vencedora com o programa “Vida Urgente ES”, implementado em Espírito Santo há dois anos. Contando com a experiência de atuação no Rio Grande do Sul há mais de 13 anos, o projeto contou com apoio do governo capixaba por meio do Detran local.

Tendo como objetivo a conscientização de jovens sobre os perigos de beber e dirigir, a ONG realizou mais de 200 ações educativas em bares, locais de shows, boates, micaretas e praias frequentadas da Grande Vitória. O Vida Urgente ES desenvolveu também espetáculos teatrais, shows musicais atraindo cerca de 300 mil jovens e adolescentes.

Imprensa

O Grupo RPC (Rede Paranaense de Comunicação) ganhou na categoria “Imprensa” com a campanha “Trânsito: respeito ou morte – Você escolhe o caminho”, do segundo semestre de 2009. A ação focalizou as atenções nos perigos da combinação de velocidade, álcool e direção. A RPC acionou todos os veículos do grupo (jornal Gazeta do Povo, RPC-TV, rádio 98FM e Mundo Livre FM) para conscientizar motoristas sobre suas responsabilidades ao volante.

A campanha contou com diversas matérias jornalísticas, blitz, ações publicitárias, distribuição de 100 mil adesivos, e venda de camisetas com lucro revertido para um hospital. Além disso, artistas, bandas e clubes de futebol do País também colaboraram participando. Durante o período da campanha, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Diretoria de Trânsito de Curitiba intensificaram a fiscalização no trânsito da capital paranaense. O BPTran, Batalhão de Policiamento de Trânsito registrou queda de cerca de 30% no número de acidentes com vítimas em Curitiba.

Motorista

Com o projeto voluntário “Educar para o trânsito, educando para a vida”, desenvolvido nas escolas públicas e privadas, empresas e centros comunitários da Região Metropolitana de João Pessoa, o condutor de transporte coletivo Luiz Carlos André, de Santa Rita (PB), venceu a categoria de motorista profissional.

Luiz André procura educar, sensibilizar crianças e adultos para que tenham comportamentos adequados no trânsito por meio de palestras e seminários utilizando vídeos e ilustrações. Depois de um ano e meio de atuação, já contabiliza cerca de cinco mil pessoas participantes dos eventos por ele coordenados na região metropolitana de João Pessoa.

Transportadora

A vencedora na categoria “Transportadora” de cargas/passageiros foi a Araucária Transporte Coletivo, de Araucária (PR), com seu trabalho sobre “Os benefícios de uma Comissão Permanente de Educação em Segurança no Trânsito”. Sediada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, a empresa faz parte da Rede Integrada de Transporte, contando com 91 ônibus coletivos e 14 para fretamentos, 411 empregados sendo 209 motoristas.

Em 2003, criou o GUIAR (Grupo Interno de Apoio da Araucária) para cuidar da segurança. Atualmente o grupo é formado por 10 funcionários de diferentes áreas que atuam sobre fatores humanos, de equipamentos, ambientais e de métodos. Um dos projetos desenvolvidos para reduzir ainda mais a acidentalidade é o “Araucária 10 X acidentes 0”, envolvendo motoristas e outros colaboradores.

Os vencedores nacionais recebem o troféu Volvo de Segurança e uma viagem à Suécia com todas as despesas pagas, onde terão a oportunidade de conhecer a matriz da Volvo.

COMMENTS