Logística

Uniduto facilita transporte de etanol com duto de 570 quilômetros

Companhia investe cerca de R$ 3 bilhões para construção de alcoolduto no Estado de São Paulo

28/6/2010

11h24

Redação

Entre em contato

A Uniduto, grupo formado por 88 usinas de cana-de-açúcar, investirá cerca de R$ 3 bilhões para construção de alcoolduto no Estado de São Paulo. Com 570 quilômetros de extensão, o duto servirá a 46 municípios, passando pelas principais regiões produtoras e exportadoras do Estado. Atualmente em fase de aprovação ambiental, o sistema de dutos deverá operar em 2013. Com nova instalação, a Uniduto poderá chegar a transportar até 16 bilhões de litros de etanol por ano.

O alcoolduto terá quatro centros coletores nas regiões de Serrana, Botucatu, Anhembi e Santa Bárbara d’Oeste, dois de distribuição em Paulínia e Grande São Paulo e dois portos, um na hidrovia Tietê-Paraná e outro no Guarujá. Também está em pauta a utilização de outros meios de transporte, como por exemplo, o terminal de Botucatu, que capacitará ligação com o norte do Pará por meio de rodovia e ferrovia. O projeto também inclui a instalação de um porto no terminal do Anhembi, que ajudará no escoamento de etanol em trechos do Centro-Oeste.

O duto com ligação ao porto de Guarujá diminuirá a descida de caminhões na Serra do Mar. Atualmente, 95% do transporte do álcool das usinas aos centros consumidores é feito pelas rodovias, o que gera gastos e cria gargalos logísticos. “Com a operação, o transporte será mais eficiente, sócio e ambientalmente sustentável e vai gerar redução de custos aos usineiros. A economia potencial relacionada ao escoamento é de 25%, mas isso não reflete no valor final do produto”, diz o presidente da Uniduto, Sergio Van Klaveren.

Por: Victor José – Redação Portal Transporta Brasil

  • CONTEÚDO DE REFERÊNCIA
  • Publicidade

  • Articulistas

    Fraude no Controle de Emissões de Veículos Diesel cresce no País

    Artigo exclusivo do diretor da AFEEVAS, Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul, para o Portal Transporta Brasil, alerta para o problema da pirataria para driblar o uso do Arla 32

    Férias sim, acidentes não! Vá e volte!

    O Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr., articulista do Portal Transporta Brasil, médico especialista em Medicina de Tráfego e diretor da ABRAMET, aborda pontos importantes para este período de férias, quando as estradas estão cheias e a atenção deve ser redobrada para se evitarem acidentes

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook