Iveco lança Daily de 7 toneladas

Novo caminhão é aposta da montadora para conquistar o mercado de veículos leves e traz uma série de características para atender à necessidade de diversas aplicações. Modelo traz opcionais inovadores, como roteirizador GPS de fábrica

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A Iveco acaba de apresentar seu mais novo produto para o mercado de transporte de cargas. O Daily 70C16 HD Massimo foi lançado esta semana para competir na categoria de veículos leves, com novidades no design e peso bruto total de 7 toneladas. Segundo a montadora, o novo caminhão tem suspensão dianteira reforçada, novo sistema pneumático de freios e opções de cabine simples e duplas, com mais de 50 configurações diferentes de baús e implementos.

Com até 685 kg de carga útil a mais do que o principal modelo concorrente, o Daily Massimo traz motorização eletrônica com 155 cavalos e opcionais interessantes, como o roteirizador GPS com até 30 endereços de entregas, que pode ser pedido na fábrica.

A aplicação mais recomendada pela fabricante é nas operações severas urbanas. O caminhão é uma evolução do modelo Daily 70C16. “Com o Daily Massimo almejamos uma participação de mercado de mais de 10% já em 2010 e de 12% em 2011, e crescer mais dali em diante”, informa Marco Mazzu, presidente da Iveco America Latina.

O novo modelo foi projetado no Brasil, no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG) e é fruto de informações obtidas pelos clientes da montadora para se diferenciar dos caminhões concorrentes na mesma categoria. “Este é um mercado de grandes e pequenas empresas, do transporte porta-a-porta urbano e interurbano, de viagens normalmente curtas, muito pára-e-anda”, explica Marcello Motta, gerente de plataforma de caminhões Leves e Médios da Iveco. “O comprador deste segmento busca eficiência no custo operacional, durabilidade do produto e conforto para o motorista, exatamente tudo o que o Daily Massimo oferece”, diz o engenheiro.

“Historicamente, o Iveco Daily tem baixíssimo custo de manutenção e pesquisa independente mostrou que isso é ainda mais verdadeiro no caso do Daily Massimo”, revela Mauricio Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco. “Levando em conta freqüência, conteúdo e preço de peças, somos imbatíveis na aplicação severa (urbana) e nenhum concorrente é melhor na aplicação mista (urbana e rodoviária)”.

Aplicações severas e mistas compõem 90% do perfil de utilização do segmento de 7 toneladas. O motor Iveco-FPT F1C equipa o Daily Massimo e conta com potência de 155 cavalos, com quatro válvulas por cilindro, distribuição por corrente, sistema de injeção commom rail, homologado para utilizar o B5 e preparado para o Euro V.

O Daily Massimo pode ser configurado com mais de 50 tipos diferentes de implementos: baú frigorífico, basculante, baú isotérmico, plataforma hidráulica, tanque, transporte de animais, de botijões, guindaste, bombeiro, baú lonado, transporte de bebidas, coleta de lixo etc.

Centro de Operações de Peças

Além do lançamento do novo modelo Daily, a Iveco trouxe mais uma novidade esta semana. A montadora inaugurou em Sorocaba, no interior paulista, o Centro de Operações de Peças Iveco, unidade de atendimento com 10 mil metros quadrados de área construída, concebido para atender os clientes frotistas da marca.

O investimento para a construção da estrutura, segundo a Iveco, foi de R$ 30 milhões. “Com esse investimento, vamos garantir um serviço ainda melhor e mais competitivo aos nossos atuais e futuros clientes”, explica Maurício Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco na América Latina.

O projeto começou em 2007, quando a Iveco iniciou seu plano de expansão no País, com a previsão de um rápido crescimento de vendas. “E foi exatamente o que aconteceu”. Dos cerca de 62 mil veículos Iveco em circulação no Brasil, cerca de 30 mil (ou 42%) foram comercializados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2009. Isso também significa que a frota Iveco no País cresceu praticamente 100% desde dezembro de 2006. “Nosso crescimento vai continuar e estamos prontos para acompanhá-lo”, prevê Gouveia. “E se for preciso, podemos facilmente ampliar a unidade, pois ela foi construída dentro de um sistema modular”.

O Centro conta com sistema automatizado para os pedidos e localização das peças, facilitando a vida dos concessionários e agilizando a entrega das partes necessárias para a manutenção dos veículos dos clientes da marca.

Por: Leonardo Helou Doca de Andrade – Redação Portal Transporta Brasil

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