Segurança » Tecnologia

Transportadoras recorrem a rastreador redundante para prevenir o roubo de cargas

Escalada do roubo de cargas em Estados importantes como São Paulo e Rio de Janeiro e aumento da perícia das quadrilhas na neutralização dos aparatos de segurança levam transportadoras a buscar sistemas redundantes de rastreamento. OnixSat oferece solução com equipamento pequeno e robusto

15/5/2009

8h35

Redação

Entre em contato

O aumento das ocorrências de roubo de cargas e dos prejuízos com este tipo de crime no ano passado e no primeiro trimestre deste ano tem assustado os transportadores, que buscam alternativas para melhorar seus sistemas de gerenciamento de riscos e evitar a ação das quadrilhas, que estão cada vez mais especializadas e aptas para desativar rastreadores e outros itens de tecnologia embarcada.

Somente no primeiro trimestre de 2009, o roubo de cargas aumentou 10% em São Paulo, em relação à média do ano anterior, segundo reportagem publicada com exclusividade pelo Portal Transporta Brasil.

Para diminuir a ação dos ladrões e inibir o roubo, muitas transportadoras estão buscando sistemas redundantes de rastreamento, que podem dar segurança ao veículo e às cargas mesmo se os ladrões souberem desativar o sistema principal.

A OnixSat, empresa de tecnologia em rastreamento de cargas e frotas, realizou uma pesquisa no mercado e chegou à conclusão de que 70% de seus clientes buscavam uma solução de rastreamento redundante.

onixslimPara isso, a companhia oferece o rastreador OnixSlim, equipamento pequeno e robusto que funciona como um segundo rastreador no caminhão. O aparelho não tem nenhuma ligação elétrica como rastreador principal e sua localização é dada por meio de GPS. A comunicação de dados é feita por canal de dados GSM/GPRS o que, de acordo com a OnixSat, ajuda a reduzir o custo operacional.

A fabricante do OnixSlim diz que o equipamento pode ser instalado em qualquer área interna do caminhão e informa que o sistema já ajudou a recuperar diversos caminhões com suas cargas intactas. “No primeiro trimestre de 2009 nossa empresa conseguiu ajudar a recuperar 55 caminhões, com suas respectivas cargas intactas. Com o OnixSlim a segurança das cargas, dos caminhões e dos caminhoneiros aumentará ainda mais. Observamos que existem muitos assaltantes profissionais atuando e o rastreador de redundância minimizará a ação destes criminosos, conta Wagner Eloy, diretor de Marketing & Vendas da OnixSat.

Leia mais notícias sobre roubo de cargas:

Quadrilha terceiriza roubos de carga
Entrevista com Paulo Roberto de Souza, especialista em combate ao roubo de cargas
São Paulo começa 2009 com aumento de 10% no roubo de cargas
Roubo de cargas aumenta no Estado de SP
Como escolher o rastreador para seu veículo

  • CONTEÚDO DE REFERÊNCIA
  • Publicidade

  • Articulistas

    Fraude no Controle de Emissões de Veículos Diesel cresce no País

    Artigo exclusivo do diretor da AFEEVAS, Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul, para o Portal Transporta Brasil, alerta para o problema da pirataria para driblar o uso do Arla 32

    Férias sim, acidentes não! Vá e volte!

    O Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr., articulista do Portal Transporta Brasil, médico especialista em Medicina de Tráfego e diretor da ABRAMET, aborda pontos importantes para este período de férias, quando as estradas estão cheias e a atenção deve ser redobrada para se evitarem acidentes

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook