Começa dia 18 pagamento da 2ª parcela do IPVA de caminhões

A primeira parcela, vencida em abril, resultou numa arrecadação de R$ 68,9 milhões, equivalente a quase 60% do total estimado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), para esse segmento de veículos

Montadoras instaladas no Rio dão férias coletivas para não demitir empregados
Ao exigir segregação de transgênicos Portos Paranaenses se alinharam às leis nacionais e internacionais
Norma altera substituição tributária no Supersimples

Começa, nesta segunda-feira (18) e termina dia 29 de maio, o prazo para pagamento da segunda parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre caminhões, relativo a 2009. A quitação é de acordo com o final de placa. A primeira parcela, vencida em abril, resultou numa arrecadação de R$ 68,9 milhões, equivalente a quase 60% do total estimado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), para esse segmento de veículos.

A prorrogação do pagamento do imposto, de janeiro para abril, foi determinada pelo governador do Estado, em face das dificuldades enfrentadas pelos prestadores de serviço de transporte de cargas em Minas Gerais, decorrentes dos efeitos da grave crise econômica e financeira internacional e que provocou a redução de contratos de fretes. Cerca de 270 mil caminhões foram alcançados por essa medida, dos quais 50% pagaram à vista, 33% pagaram a primeira parcela e outros 27% estão omissos.

Alcance

Os 10 municípios mineiros com o maior número de registro de caminhões são Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim, Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros, Divinópolis, Sete Lagoas e Governador Valadares. O IPVA pago em atraso sofre multa de 0,3% ao dia.

Decorrido o prazo de 30 dias, sem o respectivo pagamento, a multa é de 20% e a cada mês ocorre uma correção pela taxa Selic. Vale lembrar que 50% do valor do IPVA são creditados diretamente ao município, onde o veículo foi emplacado.

Escala de pagamento para veículos do tipo caminhão e caminhão trator:

ipva-caminhoes-tabela

Link para a matéria

COMMENTS