Liderança de equipes de alta performance

Nesta série de artigos, temos como objetivo passar dicas de como desenvolver competências de lideranças através da conscientização para maior produtividade e atingir bons resultados

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Motivação, habilidades na comunicação, no relacionamento interpessoal e nas técnicas de liderança de pessoas e situação, são premissas essenciais para obtermos sucesso nas relações com nossos colaboradores,  demonstrando  a importância do trabalho em equipe para atingir a sinergia organizacional e a aplicação da criatividade para conduzir e formar times vencedores.

Como?

  • Identificando e comunicando de forma clara e objetiva suas necessidades de orientação e apoio;
  • Aprendendo a obter feedback sobre seu próprio desempenho;
  • Descobrindo qual seu nível de competência e empenho em relação a objetivos e prioridades.

Alguns questionamentos necessários para reflexão:

E, qual o perfil do líder que as empresas modernas procuram?

  • Preparado para inovações, aberto para novos conhecimentos, experiências.
  • Entende as emoções dos seus colaboradores, e aí, se me permitem, quero chamar a atenção de vocês para este item:

Percebemos que nem todos os dias estamos do mesmo jeito e com a mesma disposição, não é mesmo?, pois é, nossos colaboradores também não! É  aí que ganhamos o respeito e admiração dos nossos colaboradores, entendendo e preservando-os, tirando-os da linha de frente, poupando-os.

  • Preserva a auto-estima das pessoas.

Esse fator também merece ser bem tratado. Esquipe com baixa auto-estima, não vendem não produz e não percorre objetivos. Porém, se eu perceber o que se passa, poderemos poupá-los e oferecermos ajuda.

  • Entende como natural as diferenças entre as pessoas.

Quem não gosta de ser reconhecido e valorizado sem ser comparado com o  outro? Precisamos entender e fazer nossas equipes entenderem que somos todos diferentes, viemos de locais diferentes, recebemos educação e valores de diferentes maneiras, logo, comparar um ao outro, seria morte súbita para a minha liderança.

  • Transforma as diferenças entre pessoas em motivo de crescimento do grupo.

Quando nossos colaboradores percebem, crescemos em confiança disponibilidade e apoio.

Nos próximos meses, falaremos mais sobre as competências da liderança. Aguarde…

Sonia Maluf, especialista em Recursos Humanos e Marketing
soniamaluf@transportabrasil.com.br

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