Articulistas » RH

Levantamento das necessidades de treinamento

É importante a realização desse levantamento para que se obtenha um diagnóstico das reais necessidades da empresa em relação ao treinamento para que ela possa investir corretamente, evitando gastos desnecessários

17/7/2008

12h41

Claudio Neris, especialista em Treinamento

Artigo

As empresas, com a proximidade de inicio de ano, já estão programando os treinamentos de seus colaboradores, e isso costuma ser feito por meio de uma ferramenta conhecida pela sigla LNT – Levantamento das Necessidades de Treinamento. Esse levantamento vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas à medida que é crescente a procura em treinar e desenvolver talentos humanos. Os Gerentes e as Equipes de Recursos Humanos devem ficar atentos aos tipos de treinamentos adequados, aos setores onde são necessários, aos que necessitam deles e aos métodos que proporcionarão melhorias nos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Isso sem contar que as empresas levam em consideração a proporção treinamento x custos. Mas como fazer esse levantamento de maneira correta?

“Normalmente, o LNT é realizado no final do ano, onde são levantadas as necessidades do ano. Para que ele seja realmente eficiente, antes deve ser feita uma análise do programa de treinamento do ano anterior, avaliando o retorno dos treinamentos oferecidos com relação aos resultados esperados. A melhor forma de garantir a eficácia desta ferramenta é, antes de aplicá-la, realizar uma avaliação de desempenho e competências dos funcionários, sendo importante a participação de todos os envolvidos para que se comprometam com os resultados.”

É importante a realização desse levantamento para que se obtenha um diagnóstico das reais necessidades da empresa em relação ao treinamento para que ela possa investir corretamente, evitando gastos desnecessários. É o momento certo para se avaliar a integração da equipe e a competência dos funcionários para assumirem a oportunidade de uma nova função.

Não se deve esquecer que o trabalho de divulgação interna dos programas e atividades de treinamento é um elemento básico para a sustentação dos programas de treinamento. A cada programa realizado, é saudável a existência de uma forma de avaliação quantitativa que tornem tangíveis os resultados alcançados para divulgação na organização.

Cláudio Neris é especialista em Treinamento e Desenvolvimento Humano.
claudio@transportabrasil.com.br

Visite o perfil do articulista

É proibida a reprodução do conteúdo deste artigo em qualquer meio de comunicação,eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Portal Transporta Brasil. As opiniões emitidas nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Portal Transporta Brasil.

  • CONTEÚDO DE REFERÊNCIA
  • Publicidade

  • Articulistas

    A incoerência na modificação da Lei 12.619

    Por que mudar? O Dr. Dirceu Rodrigues Alves, especialista em Medicina de Tráfego questiona as mudanças propostas à Lei do Motorista: “Com essa lei oficializam-se jornadas longas, mortes e feridos nas rodovias”

    ISO 28000 e a Gestão de Segurança Patrimonial

    Teanes Carlos Santos Silva publica neste artigo os detalhes da norma ISO 28000 e seu papel para a gestão da segurança patrimonial, atividade crucial para as empresas de todas as atividades

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook